quinta-feira, 14 de março de 2013

Globalização Milton Santos - O mundo global visto do lado de cá.


O mundo global visto do lado de cá, documentário do cineasta brasileiro Sílvio Tendler, discute os problemas da globalização sob a perspectiva das periferias (seja o terceiro mundo, seja comunidades carentes). O filme é conduzido por uma entrevista com o geógrafo e intelectual baiano Milton Santos, gravada quatro meses antes de sua morte.
O cineasta conheceu Milton Santos em 1995, e desde então tinha planos para filmar o geógrafo. Os anos foram passando e, somente em 2001, Tendler realizou o que seria a última entrevista de Milton (que viria a morrer cinco meses depois). Baseado nesse primeiro ponto de partida o documentário procura explicar, ou até mesmo elucidar, essa tal Globalização da qual tanto ouvimos falar.
O documentário percorre algumas trilhas desses caminhos apontados por Milton, vemos movimentos na Bolívia, na França, México e chegamos ao Brasil, na periferia de Brasília. Em Ceilândia, a câmera nos mostra pessoas dispostas a mudar as manchetes dos jornais que só falam da comunidade para retratar a violência local.
Adirley Queiroz, ex-jogador de futebol, hoje cineasta, estudou os textos de Milton e procura novos caminhos para fugir do 'sistema' ou do Globaritarismo -- termo criado por Milton Santos para designar a nova ordem mundial.

32 comentários:

  1. Professora seria legal a senhora passar esse documentário, ou até mesmo nós alunos fazer um! Paloma Cristina 3º B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da ideia e resolvi passar um documentário no 2º bimestre. Prepare-se.

      Excluir
  2. Podemos perceber que Milton influenciou as pessoas com seus textos, um exemplo disso é o ex-jogador Adirley Queiroz que foi citado no texto acima!! Em seus documentários mostrou nossa periferia, Ceilândia, oque foi muito bom para a cidade, ajudando mudar essa referência que as pessoas tem de ser uma cidade violenta e perigosa! Também acho que seria bom passar esse documentário em sala!!
    Daniel Freitas 3ºB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. foi passado em sala, agora vem sua aparte no 2º bimestre. Prepare-se

      Excluir
  3. https://www.youtube.com/watch?v=-UUB5DW_mnM
    É interessante observar que a globalização trouxe um novo ritmo para a sociedade e que para nós parece ser normal mas começou desde os tempos de colonização.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. O documentário expôs perfeitamente a globalização para mim ocorreu da forma errada afinal em muitas as partes foi apenas favorável a parte rica da sociedade. Mostra também que o poder popular pode mudar a realidade vivida por aquela região vários países lutaram contra a privatização das empresas publicas.
    Milton Santos soube fazer criticas a esse modo de globalização e também demonstrar o que pra ele seria o ideal que é uma globalização solidária!
    O documentário serve também como um exemplo a ser seguido pela sociedade de fazer a sua parte, lutar pelos seus direito e deixar a comodidade e a alienação de lado.

    ResponderExcluir
  6. Jefferson dos Santos Sousa 3º F
    Concordo com a Scarlat quando ela diz que a globalização só trouxe benefícios para a parte rica da sociedade. Nos tornamos escravos da globalização, nos como brasileiros estamos sendo dominados pelos países estrangeiros (ligeiramente, Estados Unidos), não enxergamos que temos potencial para conseguir nossas próprias produções, podemos nos tornar uma nação poderosa se agirmos com o mesmo interesse.

    ResponderExcluir
  7. a globalização só está favorecendos os ricos e piorando a situação dos pobres o povo ficou cada dia mais individualistas só pensam em si mesmos mais essa situação pode mudar basta que as pessoas manifestem para que o brasil não seja mais um pais controlador e manipulado por corruptos que querem cala a boca da sociedade temos que lutar por nossos ideais para melhores condições de vida e esse documentário serve como exemplo para nosso pais que vivem de aparencias lutem por seus direitos
    michelle de sousa n 29

    ResponderExcluir
  8. Gostei de ver os comentários pessoal,ainda mais com a fala de que podemos mudar essa situação. Acredito em uma nova globalização e vocês acreditam e querem tomar uma atitude????

    ResponderExcluir
  9. As vezes acreditamos que a globalização se resume em tecnologia e comunicação, mas a única conexão que deveríamos nos preocupar é a falta de igualdade no mundo. Mas essa preocupação poderia ser diária. É fácil resolver um problema quando ele se limita à você, mas a miséria, a fome, o desemprego, saúde precária, falta de saneamento e educação são problemas reais a muita gente, que se considerado a uma porcentagem é a massa que mais se preocupa com a mudança do mundo. Quem sofre com essas e outras situações são realmente os que esperam a melhora e nós, expectadores, precisamos abrir os olhos e agir com cidadania e responsabilidade para um mundo diferente. Um mundo realmente globalizado! Thais Santiago 3º G.

    ResponderExcluir
  10. Boa fala. Estou ansiosa para ver seu olhar, voz e ação no 2º bimestre. Prepare-se.

    ResponderExcluir
  11. Natalia Mahmed 3°A n°; 31

    A globalização de hoje em dia , é a forma que o mundo se desenvolve,
    tanto na forma cultural como social. Com a tecnologia avançadas e a
    facilidade de produtos exportados, o ser humano acaba se tornando individualista ,
    achando que não precisa um do outro, e só se importa com seus bens materiais.

    ResponderExcluir
  12. Cibelle Marrocos 3° A n°:10

    A globalização é um processo de interação e integração entre as pessoas , empresas e governo de diferentes nações. Processo impulsionado pelo comércio, e investimento internacionais com auxilio da tecnologia de informação tornando o individuo individualismo.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Com a globalização vieram as novas tecnologias, novos meios de comunicação, todas aquelas novidades, mas parece que as pessoas ficaram tão animadas com o novo que esqueceram o velho, aquele velho problema em que muitas pessoas sentem fome, frio e desespero, nao tem casa e nem emprego. Cada um se fecha no seu mundinho e esquece que tem um mundo real lá fora que está cada vez mais decadente, é esta a globalização na qual vivemos e que Milton queria mudar e nós devemos seguir seu exemplo, pois do que adianta uma globalização que conecta os países e separa a humanidade? Victoria Barreto 3ºG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E está disposta a se conectar com a humanidade??? disposta a mudar? No trabalho no 2º bimestre será preciso ação e atitude. Topa?

      Excluir
  15. Dayane Chaves Nº12 3º ''A''

    A globalização é hoje uma repugnante falsidade de identidades específicas, pois de um lado as pessoas buscam destaque ao exibirem seus bens, mas por outro lado, comunidades e indivíduos lutam para defender seu orgulho étnico, suas tradições, sua raça, sua religião ou seja, seu direito de ser respeitado e reconhecido como quem tem livre arbítrio. E assim, os ricos governam e os pobres vivem como podem. Como vencer em um mundo que se concorre com todos, por tudo e em toda a parte ??? Planejar e construir sonhos é essencial desde que não nos sintamos pequenos demais para transformá-los em realidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se sente GRANDE??? e capaz de se fazer grande??? Comece com ações e atitudes, e seu sonho se torna realidade. Topa???

      Excluir
  16. Acho interessante a forma que Milton Santos avalia a globalização, percorrendo o processo histórico e apontando os fatos que marcaram o mundo capitalista. A globalização de um modo geral foi um ponto positivo para a sociedade, afina de contas, hoje em dia o que seria de uma pessoa que não tivesse acesso a notícias, ao uso da tecnologia, aos avanços na medicina, as descobertas científicas... No entanto criasse um individualismo muito grande, onde a grande maioria luta pelos seus ideais, por um bem material, cada um quer ser mais do que o outro em qualquer área que atua, acaba-se com o bem comum, acaba com aquela "magia" de querer ter o conhecimento para atuar no que gosta, por livre prazer, não porque precisa de um salário maior, ou de uma profissão melhor que a de fulano. Atualmente vivemos nesse tipo de sociedade, onde as pessoas tem uma certa "liberdade" mascarada pelo governo, onde as pessoas podem lutar pelos seus direitos, mas se acomodam, vivem nessa zona de conforto criada por uma geração que não meche um dedo para melhorar, mas adora reclamar, uma sociedade onde vemos nitidamente no cotidiano as diferenças sociais, enquanto você almoça em um restaurante bom tem um menininho vigiando seu carro no sol quente, esperando você terminar de se satisfazer na esperança de ganhar algumas moedinhas para inteirar o de comer. Que realidade é essa que temos aceitado com tanta facilidade ? Não devia ser normal visualizar pessoas assim, passando tantas necessidades, crianças nas ruas ao invés de ir para um escola, ou pais implorando dinheiro dentro de ônibus para comprar um remédio pro filho que está doente. Não cabe apenas ao governo tomar uma atitude, a quantidade de pessoas que habita um país é bem maior que a quantidades de pessoas que ficam no poder para comandar o país, na realidade o povo é o poder, o povo seria o poder se soubesse como agir, como lutar para que haja mudanças, um passo de cada vez, porque sabemos que existem pessoas que permaneceram na mesma, mais muitas estão em situações precárias por falta de oportunidades, falta de lugar na sociedade, por não ter escolhas.


    16/04/2013 - Sabrina Reis 3º G

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas falas, boa visão. Já deu o primeiro passo. O povo tem que virar NAÇÃO. E ai, disposta ações e atitudes ??? Quero ver seu trabalho no 2º bimestre.

      Excluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. professora fiz esse comentário na conta de uma irma,pois não ainda tenho minha Propriá conta mais ta ai meu nome e turma em baixo.
      Alan Costa. N° 02 Serie/turma= 3 ''g''
      com a globalização o mundo se tornou cada vez mais desagradável,pois essa globalização de certa forma deu origem a um mundo de tecnologias,sendo assim o povo deixou de se preocupa com o bem estar social para de certa forma procurar uma forma para se aparecer diante a sociedade,temos que se preocupa mais ainda é em saber escolher nossos representantes políticos,que nos decepciona a cada dia mais pois se não acordamos e agirmos juntos não podemos ser considerados cidadãs de de respeito e dignidade...

      Excluir
    2. A globalização tem o lado bom, tecnologia e bom. O problema é o COMO ocorre. O que fazemos com as nossas ações e atitudes faze a diferença. Que tal dar o primeiro passo???

      Excluir
  18. Mas no mundo em que vivemos hoje somos extremamente individualistas e dominados carismaticamente o que torna difícil para algumas pessoas enxergar esse tipo de manipulação,não sabem ao certo que aquilo em que acreditam é de sua pessoal opinião ou de opiniões alheias e ainda tem certos casos que a pessoa reconhece que está sendo manipulada na sociedade e não faz nada para mudar porque o modo em que age certamente para ela é cômodo.Como podemos observar a globalização trouxe novas tecnologia que facilitam e muito a vida de quase todos,mas ao invés de utilizá-la em boas ações só estamos voltados para o nosso próprio bem estar esquecendo assim alguém na rua que passa por inúmeras dificuldades cotidianas.

    Mariana Castro N°:25 3°G

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e???/ agora vem a mudança certo? Suas ações e atitudes são os passos necessários para essa mudança. Faça a parte que lhe cabe.

      Excluir
  19. Milton Santos, sociedade, globalização é vivemos sim num mundo desigual mais sera que pensamos nisso acho que não. eu mesmo não me importo com uma pessoa la do outro lado do mundo acho que ela não interfere na minha vida agora se tenho que passar por ela todos os dias e ela começa a me incomoda ai muitos não só eu faço algo para me ver livre daquele problema ou da minha incomodação, o problema do mundo são esses discursos apenas discursos pois falamos falamos e nada fazemos temos tecnologia mais e dai se minoria sabe mexer criam todos os dias algo novo descobrem coisas mas o pobre miserável o mendigo aquele que não tem aceso a informação não sabe, acho que a globalização chegou a poucos e nós nos vangloriamos em discursos sem ações sei que posso fala bonito lindo perfeitamente aqui, mais na hora o que faço para mudar isso nada sou realista o mundo pode mudar sim pode mais não e eu na minha casa que vou mudar não e reclamando só reclamando que vou mudar as injustiças do mundo já que você quer fazer diferença comesse hoje, tentando mudar a cabeça dos jovens como eu, das crianças mais sera que vai adianta? Porque você em vez de fala pra mim não vai num jovem viciado num mendigo fala que ele tem que sair dali que ele tem diretos pois muitos nem sabem o significado dessa palavra direito. não e somente na escola que devemos educar ensina e nas ruas onde pessoas não tem aceso a informação meu povo acorda estudamos sabemos o que e cerdo o que devemos fazer pra mudar o mundo não e mesmo. comece você com o seu problema do lado da esquina mais lembre-se muitos estão morrendo porque estão fazendo o cerdo e um mundo perfeito geio de igualdade fraternidade e liberdade quero ainda estar viva quando esse mundo chegar sonho com isso mais e uma batalha quase impossível falar e fácil mas como e difícil e viver e fazer a diferença.

    ResponderExcluir
  20. Já deu o primeiro passo. Querer, sonhar, ver. Agora ações e atitudes vão fazer a diferença. Comece fazendo a parte que te cabe.Difícil sim, impossível não. vamos nessa???

    ResponderExcluir