sábado, 30 de março de 2013

Fórum sobre Globalização

PREZADO PARTICIPANTE,
NOSSA ATIVIDADE DESTA SEMANA, ALÉM DOS ESTUDOS em sala, SERÁ A PARTICIPAÇÃO, ATRAVÉS DE SUA INTERAÇÃO, NO FÓRUM.
FAÇA COMENTÁRIOS SUCINTOS, E COERENTES, LEVANDO EM CONTA, TAMBÉM, AS MENSAGENS DOS DEMAIS COLEGAS, POIS OS COMENTÁRIOS SERÃO AVALIADOS,valendo ponto extra no  bimestre
1º assista o documentário proposto ANOTANDO AS INFORMAÇÕES QUE VOCÊ CONSIDERAR DE MAIOR RELEVÂNCIA.
Documentário  Milton Santos Por uma outra Globalização e o videoclip da música da Tribo de Jah 
http://www.jukebo.com/tribo-de-jah/music-clip,globalizacao-o-delirio-do-dragao,5fql3.html
(Links disponíveis no blog)
2º Destaque suas implicações ao assunto abordado
3º Inclua seu comentário pessoal, elabore críticas e /ou comentários sobre o conteúdo.

LEMBRE-SE DE QUE O OBJETIVO DO FÓRUM É GERAR DISCUSSÃO, PORTANTO, NÃO SE LIMITE A POSTAR SUAS CONSIDERAÇÕES, LEIA TAMBÉM AS POSTAGENS DOS COLEGAS E DISCUTA COM ELES.

BONS ESTUDOS!!
A DATA LIMITE DE POSTAGEM DA ATIVIDADE É 12/04/2013. POSTAGENS REALIZADAS APÓS ESSA DATA NÃO SERÃO CONSIDERADAS.

140 comentários:

  1. ESTE TIPO DE GLOBALIZAÇÃO ESTÁ CADA VEZ MAIS FAVORECENDO OS RICOS E MUITO MENOS OS POBRES, TEMOS QUE MUDAR E FAZER UMA NOVA GLOBALIZAÇÃO MAIS IGUALDADE SOCIAL...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas,para poder mudar isso temos que mudar não apenas nós mesmos mais também os que estão ao nosso lado, uma tarefa difícil, pois,muitas pessoas não procuram e nem querem mais conhecimento porque pensam que a sua situação atual é o melhor que poderiam conseguir já que os "governantes" nos dão tantos benefícios como bolsa escola,bolsa família,Cartão material escolar dentre outros.
      Adailton Ferreira n° 01 3°I

      Excluir
    2. Verdade.É difícil perceber que nos encontramos em uma ditadura disfarçada que nos leva para a escuridão desde a hora em que acordamos até a hora que dormimos.Muita gente sabe do que é capaz,mas ficou tanto tempo manipulada que apenas consegue absorver parcialmente o que está ao seu redor,não contribuindo para criar uma realidade melhor para todos.O mundo ideal,no qual cada pessoa exerce de fato a cidadania e a utiliza como meio de transformação,nunca chegaremos a sua totalidade,pelo fato de querermos sermos mais universais e submissos ao dinheiro.Sair da fábula da Globalização é difícil,mas é possível vencê-la.

      Thaís Coimbra n°35 3° "C"

      Excluir
    3. Pois é Adailton ,Pedro e Thaís, tarefa difícil, mas que tal começar com o primeiro passo? VOCÊ. É possível vence-los.
      Comecem a pensar no seu tema, preparem-se para o 2º bimestre.

      Excluir
  2. Marcelo Andrade Santos 3ºI
    Com a globalização, o ser humano tende a ser individualista, já que ele pensa que não precisa de mais ninguém e que os bens materiais que o mesmo possui irão suprir sua necessidade de contato com o indivíduo, o que nos faz remeter ao modo de pensar, se nós continuarmos no caminho em que estamos, o mundo só vai piorar, seguindo a ideia do cada um por si.

    ResponderExcluir
  3. Nícolas Arruda Bezerra 3°I n:32
    A globalização se espalhou rapidamente e de forma silenciosa para alguns, e drástica para outros. É uma roda de fatos que sustentam a pirâmide , sempre com o mesmo objetivo ,poder.
    Aqueles que o possuem , se conformam , se acomodam , o conforto é prazeroso , e eles compram , porquê assim os foi ensinado , essa é a doutrina.
    A mudança deve partir dos ensinamentos básicos , os fundamentais.A educação funda nossos princípios,e dela usamos por toda a vida.Não pode caber apenas a intelectuais esse compreendimento.
    O mundo tem que saber de sua própria doença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que pensa assim. Seja bem vindo a este mundo "intelectual". E agora, qual a sua ação, atitude? prepare-se para o 2º bimestre.

      Excluir
  4. A Globalização e um faca de 2 gumes!
    Ao mesmo tempo em que todas as inovações são compartilhadas com os países que tem o acesso, os países que não tem o acesso são horrivelmente excluídos.
    No Brasil isso se deixa claro quando pegamos a ultima geração do Brasil que viveram na ditadura e outras Guerras e compararmos com a nossa atual sociedade, se tivéssemos a coragem de fazer a metade do que eles fizeram nosso país já sera outro!

    3º I nº 34

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo tem duas faces, ou dois gumes. E ai,coragem?? Ação, atitude, prepare-se para o 2º bimestre.

      Excluir
  5. Antes de tudo devemos analisar o que é de fato globalização, até porque sua prática se distancia muito de sua teoria, pois em seu princípio deveríamos valorizar o desenvolvimento de um todo e não esse desenvolvimento individualista atual.
    3ºI Nº36

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual sua proposta para essa análise??? A princípio te chamo para uma ação e atitude no 2º bimestre. vai encarar?

      Excluir
  6. Penso que a Globalização só serve de esperança por um mundo melhor.

    ResponderExcluir
  7. Como o Pedro Henrique ai em cima disse , Globalização serve de esperança por um mundo melhor sim , Trazendo produtos de fora e fazendo adquirirmos conhecimento de tais coisas . Para mim a Globalização hoje em dia é muito importante , porque é uma forma de nós (no caso nós brasileiros ) conhecermos produtos , filmes , roupas , sapatos , telefones, com marcas de outro país mais tendo conhecimento , fabricando aqui no Brasil . Com a globalização o ser humano torna-se sim mais individualista , porque acham que os bens materiais suprem todas as tuas necessidades, e que não precisa de outra pessoa ao seu lado , com isso se torna individualista.
    Isabela Alvares , 3º"A" Nº: 19

    ResponderExcluir
  8. Vejo muitas críticas a globalização, muitas vezes tomadas no calor da discussão. A troca de conhecimentos e tecnologia é muito importante para o desenvolvimento humano, e, nesse ponto a globalização atua a nosso favor.
    Já quando se fala em multinacionais, países desenvolvidos e subdesenvolvidos vemos que esse "desenvolvimento" só chegou para alguns.
    Assim, penso que devemos buscar uma verdadeira globalização, onde todos estejam envolvidos.

    LEONARDO RODRIGUES BARROS_3º C_Número 17

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa fala.. um olhar, uma ação, uma atitude. Tá disposto a se envolver?? te espero no 2º bimestre.

      Excluir
  9. A globalização é importante para todos nós, pois o Brasil como um "bebê" em comparação com outros países necessita dessa globalização para evoluir cada vez mais, mas o que não podemos é esquecer a nossa identidade, porque um país precisa de sua própria cultura, jeito... Temos também que tomar cuidado com o individualismo, materialismo que nos afasta do amor ao próximo e nos leva a ser uma nação cada vez menos progressista e que além disso não permite que pessoas de baixa renda econômica tenha acesso ao produto da globalização. A sátira do filme tempos modernos nos leva a ter outra preocupação, a de sermos dependentes de maquinas para tudo e esquecer as coisas boa, divertidas da vida, tais como: brincadeiras de rua, teatros... E a globalização pode nos levar a termos essa vida fechada. Rafael Santos nº34 3ºA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acha que o brasileiro tem identidade brasileira? Que bom que percebeu a manipulação e dependência do filme tempos modernos.
      A globalização também outro lado, veja por esse lado.Prepare-se para o 2º bimestre.

      Excluir
  10. Loiane 3°"I" n°26
    A organização e voz é um dos fatores para que a globalização seja realmente dita que é globalização. Pois com a organização tudo o que desejamos pode ser realizado mas pra que isso acontece precisamos de uma chave importante que é a voz pois temos o poder só basta ter atitude e busca os direitos que temos para que essa globalização venha se aplicar !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ação e atitude. Prepare-se para o 2º bimestre e mostre o poder de suas mãos e voz.

      Excluir
  11. Assim como tudo que conhecemos, a globalização tem seus prós e contras, mas nós costumamos destacar os aspectos ruins como o capitalismo gerando indiferenças sociais e má distribuição de renda, logo,deixamos de lembrar que sem a globalização, que gerou a industrialização, não teríamos as tecnologias e os meios de transporte que tanto nos ajudam no nosso dia a dia.
    Infelizmente, se não agirmos como uma sociedade unida, tomando decisões, pensando e agindo juntos, não temos como escolher participar ou não desse processo pois ele integra economia, cultura e política.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A industrialização e depois a globalização, são tempos diferentes. Qual sua escolha?? participe do 2º bimestre, quero ver e ouvir sua voz, seu olhar.

      Excluir
  12. SAMARA 3º F Nº:38

    A globalização veio trazendo muitos benefícios a toda população mundial mas como toda mudança tem seus pontos positivos a globalização também trouxe os seus negativos. Trouxe com si um individualismo maior de cada individuo, trouxe a aproximação de uma pessoa com outra em cidades, estados e ate mesmo em países diferente, trouxe a competição por ganho de terras, trouxe a informação que aconteça em qualquer parte do mundo. Em suma a globalização trouxe as duas faces da moeda o que basta agora é saber o que a sociedade como todo vai fazer com ela vai usar em beneficio de seu próprio eu ou em beneficio comum a todos?!
    A pergunta que realmente deve ser feita é?
    e os brasileiros vão se comportar como brasileiros que horam sua pátria?
    assim como acontece em outros países, ou vão levar com a barriga e deixar ser manipulado e influenciado por outros países?
    fica a dica galera abram seus horizontes e pesquisem mais sobre o que realmente vem acontecendo no mundo como um todo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas falas, que bom que tem esse olhar.Vou adorar ver sua pesquisa, olhar e voz, no 2º bimestre. Prepare-se, escolha seu tema.

      Excluir
  13. A Globalização é positiva e negativa, mas acho que o brasileiro perdeu a identidade dele mesmo. A influência estrangeira está manipulando a nossa cultura, começando por programas de televisão que o Brasil copia, passamos na televisão aberta programas com a visão que os outros países tem de nós.
    Acho que nos preocupamos muito com o que se passa fora do Brasil, assim esquecemos o que acontece bem ao nosso lado.
    A falta de patriotismo e orgulho do nosso próprio país está nos prejudicando. Quem quando era pequeno não ficava admirado com descrição da bandeira do Brasil ou, com as histórias que nos contavam sobre ele? Acho que o brasileiro está perdendo nosso lado "basiliano".

    Érika Marques Vieira nº15 - 3ºF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Identidade, essa é a cultura do país. E ai,é brasileira???

      Excluir
  14. kkkkkkkkkkk sabe o que eu acho massa.? eu esperei pra postar agora, sei que não vai mais valer ponto.. mas esse post da professora foi feito dia 30 de março, e a galera posta os comentários tudo no dia 12 de abril, exatamente o ultimo dia para poder por suas ideias... O engraçado que todos foi postar o que é globalização.. que temos que mudar pra ser melhores, e um monte de bla-blação.. será que é por esse caminho?? POSTAR UM COMENTÁRIO SÓ POR QUE VALE PONTO... PARABÉNS AMIGOS, VOCÊS "REALMENTE" ESTÃO NO CAMINHO... Deveriam postar aqui, pra um conscientizar o outro, e só por que passou do dia 12, não quer dizer que a discurção acabou... Falsos idealistas... Cadê os revolucionários, quando se precisa deles?? professora, os dois documentários são sensacionais, pena que muitos, só viram por interesse, mas os que viram sem interesse, por esses sim valem a pena lutar... Belissimo trabalho esse teu de querer e conseguir acreditar que agente vai fazer a diferença no mundão... Você passou de artigo indefinido (uma professora) para artigo definido ( a professora) definindo para nós o que realmente é ser uma proficional, e mostrando que agente mais que qual quer um é capaz de conseguir um mundo melhor, por que nós somos capazes, e você acreditou em nós... O fato de acreditar, já faz a mudança acontecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo artigo A. Que bom que consegui meu objetivo. O importante é fazer a diferença, sem levar em conta a quantidade, pois realmente acredito que são capazes de fazer a diferença e construir um mundo melhor. A mudança começa no interior de cada um e acreditar, ter atitude, ser exemplo já é o primeiro passo.seja bem vindo! Vou ter prazer em ver seu olhar, sua voz e ação no 2º bimestre. Prepare-se.

      Excluir
  15. A globalização é uma das grandes mentiras do Século XX. Apesar da tecnologia ter permitido maior acesso a informação em diferentes cantos do mundo, a planificação da economia jamais aconteceu de fato.

    O que se viu através dessas duas últimas décadas foi o investimento maciço de capital estrangeiro em países de terceiro mundo, em geral através do sistema financeiro, apoiado pelo mercado especulador, que pouco ou nada produz em termos de riquezas.

    Este processo de globalização seria mais adequeado chama-lo de neo-colonização, pois se dá através da exploração de recursos dos países pobres em beneficio dos países ricos. Veja como exemplo a "globalizada" Bovespa, onde cerca de 40% do dinheiro investido é de origem internacional.

    Já as empresas brasileiras, muito pouco atuam em países estrangeiros, gerando um quadro crônico em que muito dinheiro sai do país, mas muito pouco entra através do sistema financeiro.

    Vou te dar um exemplo, a empresa que você trabalha é uma Sociedade Anônima com ações na bolsa, e cerca de 40% do lucro desta empresa, é enviada para os donos dessas ações em outros países. Assim, esse dinheiro é gasto e investido de diversas formas nestes países, gerando emprego e aquecendo a economia deles.

    Aqui, muito pouco sobra do lucro que você mesma produz. E note que o lucro não precisa ser seu, mas uma vez que fique no Brasil, o fulano que está ficando rico vai gastar aqui, e alguém daqui vai produzir o que ele está comprando, e assim em um ciclo, muitos empregos são gerados, melhorando a qualidade de vida do país como um todo.

    Lucas Silva dos Santos 3ºA nº:29

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa visão. Que bom que também vê como sair da crise da globalização. Será muito bom ver seu trabalho, sua voz, seu olhar, sua visão. Prepare-se, escolha seu tema.

      Excluir
  16. Essa Globalização está cada vez mais ridícula,aonde existem aqueles que só pensam em si mesmo e deixam de lado seus valores morais para cometer muitas atrocidades... É uma vergonha que em pleno século XXI ainda exista o preconceito que leva as pessoas cada vez mais para o abismo da crueldade!!A sociedade só pensa na posição social aonde todos querem ter o maior prestigio perante todos,enquanto isso tem aqueles que lutam contra a fome e a violência.
    Jonatas de Morais da Silva 3 "A" nº21

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que viu luz no fim do túnel. Vou querer ver seu "olhar", no 2º bimestre. prepare-se.

      Excluir
  17. Bom,falar sobre a globalização e fácil pois e uma coisa que vemos no nosso dia-a-dia,está em nossas mãos. Essa globalizaão surgiu com o capitalismo devido ao fim do socialismo. Certamente a globalização está crescendo cada dia mais, e com isso a desigualdade cresce junto, ou seja, as pessoas que tem pleno acesso as mudanças globais são simplismente as que tem maior poder aquisitivo, a globalização na verdade é uma divisão de classes sociais, onde a titular é a classe média alta, onde a mesma manipula todas as outras, sendo assim podemos concluir que o desemprego aumenta juntamente com a pobreza e a fome. Na verdade vivemos em um mundo de fronteiras onde o principal passaporte para para o sucesso é ter bens aquisitivos para conseguir acompanhar o desenvolvimento da globalização. . Como todo e qualquer acontecimento inovador, possui pontos positivos e negativos. Dentre os que possuem acesso à tecnologia da informação, talvez poucos aproveitem de maneira produtiva essa facilidade de acesso, que muitas vezes é mais aproveitada por aqueles que compartilham o acesso vindos de programas de inclusão social. Por isso, é difícil questionar se esta ou aquela classe encontra-se excluída da globalização, a questão é buscar meios que motivem as pessoas a utilizarem os atuais recursos tecnológicos de forma consciente e produtiva.
    Karina Sousa Carvalho 3ºA nº:24

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas falas. Que bom que conseguiu ver os dois lados, e espero que seu trabalho tecnológico, mostre essa motivação. prepare-se, escolha seu tema.

      Excluir
  18. Saudoso mundo antigo? Talvez; o mundo das cartas realmente ficou pra trás.Estamos cada vez mais perto de "qualquer" coisa que queiramos ver ou ter,basta um clique para voar centenas de milhares de quilômetros até o lugar pretendido; tudo muito fácil,rápido... Como jamais sequer se imaginaria há vinte anos atrás.
    Tente não se adaptar à esse incrível ciclo tecnológico e seja engolido ou até mesmo excluído do mundo.
    Saudoso mundo antigo? De amigos juntos batendo papo numa mesa de boteco horas a fio?
    É, talvez...
    Letícia Pinheiro Soares nº26 3º "A"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vantagem é ver que tem gente com seu olhar, mas lembre-se, podemos escolher ficar na frente da TV, do micro ou de pessoas. O que vai escolher?

      Excluir
  19. Podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.
    O conceito de Aldeia Global se encaixa neste contexto, pois está relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente.
    Ana Micaelle nº03 3º "A"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. senti falta de uma fala mais pessoal. Vou esperar um olhar mais apurado no seu trabalho do 2º bimestre.

      Excluir

  20. SAMARA 3º F Nº:38
    A globalização veio trazendo muitos benefícios a toda população mundial mas como toda mudança tem seus pontos positivos a globalização também trouxe os seus negativos. Trouxe com si um individualismo maior de cada individuo, trouxe a aproximação de uma pessoa com outra em cidades, estados e ate mesmo em países diferente, trouxe a competição por ganho de terras, trouxe a informação que aconteça em qualquer parte do mundo. Em suma a globalização trouxe as duas faces da moeda o que basta agora é saber o que a sociedade como todo vai fazer com ela vai usar em beneficio de seu próprio eu ou em beneficio comum a todos?!
    A pergunta que realmente deve ser feita é?
    e os brasileiros vão se comportar como brasileiros que horam sua pátria?
    assim como acontece em outros países, ou vão levar com a barriga e deixar ser manipulado e influenciado por outros países?
    fica a dica galera abram seus horizontes e pesquisem mais sobre o que realmente vem acontecendo no mundo como um todo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ver que tenho alunas como você. Agora é hora da atitude e ação. Prepare-se escolha seu tema.

      Excluir
  21. Como podemos notar, a globalização não é uma realização do presente, ela vem de longa data., e ela veio para melhorar e facilitar a vida de todos nós, consumidores do mundo atual.
    É um processo social bastante complexo, que deve ser retratado criticamente, pois os aspectos positivos da globalização são negativos para a maioria da humanidade, infelizmente a globalização ainda não faz parte do cotidiano de todos, há muitos que ainda não utilizam, aproveitam dessas tecnologias, que provem da globalização., e com isso acaba contribuindo para o crescimento da desigualdade, das injustiças sociais. Para eliminar o problema causado pela globalização, é necessário tempo, determinação e principalmente paciência. Prover uma melhor condição de vida a sua população é fundamental. Eliminar as desigualdades !
    Jessica Lorrane 3ºA nº:20

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A globalização é fruto do capitalismo. Temos que dar um primeiro passo, e ai, vamos nessa?

      Excluir
  22. Leydiane barreto 3°A n° 27

    A globalização, um conjunto de transformações, uma aldeia global onde trata-se de um processo de aprofundamento de integração econômico, social, cultural etc.
    Foi desenvolvida a partir da Revolução Industrial, onde foi resultado da consolidação do capitalismo, dos grandes avanços tecnológicos, expansão do fluxo comercial mundial.
    Os mercados de diferentes países usam a globalização para aproximarem as pessoas e as mercadorias.
    No Brasil e no mundo essa globalização cresce cada vez mais.O Brasil hoje já se adaptou á globalização, ele consegue ter acesso a produtos importados cada vez mais barato, onde o dólar é mais baixo, caindo então o valor podemos comprar produtos importados a menor preço, assim surgem novas oportunidades de negócios na importação de produtos.
    Dentro dessa globalização tem suas vantagens e desvantagens,foi uma forma muito importante para o combate à inflação, ainda que, ajudou a economia na facilidade da entrada de produtos importados.Com todo esse processo a concentração de riqueza é muito grande, pois a maior parte do dinheiro fica nos países desenvolvidos.
    A internet é um bom exemplo atual de globalização, hoje em dia as comunicações entre pessoas de outros países estão mais fáceis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senti falta de uma fala mais pessoal. Agora quero ver as vantagens e pontos positivos, que tal? prepare-se

      Excluir
  23. Caio Braga 3ºA nº08

    A Globalização, primeiramente podemos dizer que ela afeta todas as áreas da sociedade, principalmente comunicação, comércio internacional e liberdade de movimentação. No Brasil a globalização cresce cada vez mais, o Brasil já esta adapto a essa grande mudança que acontece. Um ponto positivo da globalização e permite usufruir do produto mais barato e serviço mais eficiente de cada país, por exemplo,brinquedos da China. Um ponto negativo e cria mais desigualdade, muito embora tenda a melhorar o padrão de todos em geral. A tecnologia e o ponto principal da globalização.
    Sobre o tópico 15)Hoje ela e um pais socialista pois e governado por comunistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que estamos adaptados para essa globalização? Percebo que tem boa visão,mas que tal ver mais além... A China mudou sua cultura e formas de ordem econômica, tem valores e visão diferentes de mercado e lucros.

      Excluir
  24. Podemos dizer que a globalização é um fenômeno capitalista e complexo e que se desenvolveu a partir da Revolução Industrial. Mas o seu conteúdo passou despercebido por muito tempo, e hoje muito economistas analisam a globalização como resultado do pós Segunda Guerra Mundial.
    Sua origem pode ser traçada do período mercantilista iniciado aproximadamente no século XV e durando até o século XVIII, com a queda dos custos de transporte marítimo, e aumento da complexidade das relações políticas. particularmente nas novas colônias européias, a globalização veio para melhorar e facilitar a vida de cada um de nós
    econômico e social da nossa sociedade,e também os utilizarem os atuais recursos tecnológicos

    Elaine Alves 3°A N° 14

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A globalização é fruto do capitalismo. Senti falta de uma fala mais pessoal.

      Excluir
  25. Luana Cristina 3ºA nº 28

    Pode-se dizer que a globalização é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo.
    Historiadores afirmam que este processo teve início nos séculos XV, efetivou-se no final do século XX, logo após a queda do socialismo no leste europeu.
    O Brasil possui uma economia aberta ao mercado internacional, ou seja, nosso país vende e compra produtos de diversos tipos para diversas nações.
    Uma característica importante da globalização é a busca pelo barateamento do processo produtivo pelas indústrias. Muitas delas, produzem suas mercadorias em vários países com o objetivo de reduzir os custos. Optam por países onde a mão-de-obra, a matéria-prima e a energia são mais baratas. Um tênis, por exemplo, pode ser projetado nos Estados Unidos, produzido na China, com matéria-prima do Brasil, e comercializado em diversos países do mundo.

    ResponderExcluir
  26. william bontempo 3º A

    globalização é um fenômeno social que ocorre em escala global. Esse processo consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países.
    Muitos historiadores afirmam que este processo teve início nos séculos XV e XVI com as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas. Neste contexto histórico, o homem europeu entrou em contato com povos de outros continentes, estabelecendo relações comerciais e culturais. Porém, a globalização efetivou-se no final do século XX, logo após a queda do socialismo no leste europeu e na União Soviética. O neoliberalismo, que ganhou força na década de 1970, impulsionou o processo de globalização econômica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma visão histórica,mas senti falta de uma visão mais pessoal.

      Excluir
  27. A globalização é um fenômeno social que ocorre em escala global. Esse processo consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países.A globalização é oriunda de evoluções ocorridas, principalmente, nos meios de transportes e nas telecomunicações, fazendo com que o mundo “encurtasse” as distâncias. No passado, para a realização de uma viagem entre dois continentes eram necessárias cerca de quatro semanas, hoje esse tempo diminuiu drasticamente. Um fato ocorrido na Europa chegava ao conhecimento dos brasileiros 60 dias depois, hoje a notícia é divulgada em tempo real.

    Gabriel Adnan de Oliveira 3º"A" nº 17

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o problema disto e que para termos globalizaçao prescisamos de tecnologia e cada vez mais estamos ultilizando da tecnologia a um ponto em que nao conseguimos viver sem ela, este e o problema na minha opiniao mais drastico da globalizaçao

      Excluir
    2. Tudo tem dois lados, é a globalização é boa, a tecnologia aproxima as pessoas. O ruim dessa globalização é a forma como ela foi implantada.

      Excluir
  28. As inovações tecnológicas, principalmente nas telecomunicações e na informática, promoveram o processo de globalização. A partir da rede de telecomunicação (telefonia fixa e móvel, internet, televisão, aparelho de fax, entre outros) foi possível a difusão de informações entre as empresas e instituições financeiras, ligando os mercados do mundo.O incremento no fluxo comercial mundial tem como principal fator a modernização dos transportes, especialmente o marítimo, pelo qual ocorre grande parte das transações comerciais (importação e exportação). O transporte marítimo possui uma elevada capacidade de carga, que permite também a mundialização das mercadorias, ou seja, um mesmo produto é encontrado em diferentes pontos do planeta.
    O processo de globalização estreitou as relações comerciais entre os países e as empresas. As multinacionais ou transnacionais contribuíram para a efetivação do processo de globalização, tendo em vista que essas empresas desenvolvem atividades em diferentes territórios.
    Fabio Ivo 3º"A" nº 15

    ResponderExcluir
  29. Samuel Dias de Sousa 3ºA

    Podemos dizer que a globalização está de acordo com o que toda sociedade está fazendo, se não não fosse assim esse planeta seria apenas um ponto apenas no universo, mas nós seres humanos somos os responsáveis por tudo o que acontece aqui na Terra.muitos acham que o problema da globalização é apenas o capitalismo, mas não é só isso, é também o que fazemos a cada segundo. devemos estar de acordo com todos, e não viver em uma vida individualista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ação com responsabilidades.Vida mais global, humana. e ai, ta disposto???

      Excluir
  30. Gleyciane Rodrigues Silva 3° A

    A globalização e a interação que existe entre os países pelo mundo, podendo ocorrer de forma cultural, social, econômica e política. O processo está diretamente ligado ao sistema capitalista, tendo seu início e seu desenvolvimento ligados ao atendimento das necessidades desse mesmo sistema, ao consolidar-se como maior do mundo, com o declínio do socialismo. À medida que o consumo interno era saturado, a globalização se desenvolvia. O processo beneficiou principalmente os países desenvolvidos, ampliando seu imenso mercado.
    Pode-se afirmar que a globalização é o estágio máximo do capitalismo. Sem fronteiras, sem barreiras, usando o mundo todo como mercado, transformando-o em um paraíso para o livre comércio.
    Como muitos sitaram nos comentários acima, nós sabemos como o nosso mundo esta só que a unica coisa que sabemos fazer e ficar reclamando, não tomamos uma iniciativa para muda-lo (e quando tomamos, não e porque nos queremos e sim por algum interesse ou obrigação), porque o culpado dele ser assim somos nós mesmo, então deveríamos pensar melhor e sairmos desse nosso "mundinho" e olha para a realidade em que viver e lutar por um mundo melhor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai vai sair do mundinho??? Quero ver seu trabalho no 2º bimestre, prepare-se.

      Excluir
  31. Na minha opiniao a globalização, ou mundialização, é o crescimento da interdependência de todos os povos e países da Terra.atualmente a glogalizaçao tem envolvido todo o mundo de acordo com o periodo que vivemos, isso ocorre deido as divesas mudanças na tecnologia como por exemplo : o telefone, a internet. ) Mas hoje, vo falar de algo no geral que parece nao ter muita importancia na vida de quem ve por fora, porém tem um papel essencial na vida em sociedade. As Tecnologias limpas são aquelas que contribuem para um desenvolvimento sustentável, e estão sendo pesquisadas no mundo todo: nos carros elétricos ou movidos a hidrogênio, nas casas que geram sua própria energia solar ou eólica, nas fazendas de vento, nos projetos para extrair energia das ondas e das marés,entre os diversos tipos de energia conhecidos, há várias fontes alternativas. Além da solar, da eólica e dos biocombustíveis, estão sendo aperfeiçoadas novas tecnologias tipo células combustíveis, fusão nuclear, geotérmica.



    Isabela teles dos santos. 3°J / n°: 14

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei de ver que tem uma boa visão de mundo. Será um prazer ver sua visão, voz e olhar no trabalho do 2º bimestre.

      Excluir
  32. seguindo o raciocinio da minha colega isabela, temos varias fontes de energia, e a tecnologia avança a cada segundo, a globalizaçao tomou conta do pais e do mundo, e nos acompanhamos esse desenvolvimento diariamente de acordo com o que a sociedade determina. Junto com a globalizaçao veio a industrializaçao causando desemprego para muitas pessoas, que trabalhavam a mão de obra, e foram substituidos por máquinas, a descoberta do petróleo trouxe um grande avanço a globalizaçao atual, e junto dele vieram tambem uma grande circulação de dinheiro, e o aumento da valorização do mesmo, mediante ao consumo das pessoas. Sendo assim,a globalização é um acontecimento social, pois ocore em todo mundo, unindo transportes e meios de comunicação ( telefone fixo e movel, internet, fax, radio e tv) dentre outros.


    catherine miranda martins / 3° C / n° : 06

    ResponderExcluir
  33. Karina Alves N°23 3º A
    A globalização hoje em dia está muito ruim, pois estão se dedicando mais aos ricos do pobres que estão precisando.Esse mundo nosso só está pensando só seguir em frente mais não é bem assim temos que olhar para todos os lados, temos q ajudar os outros para serem ajudados todas as vezes que precisa,pois são pobres não tem comida, nem roupa e até uma ksa, mais mesmo assim os pobres tem amor no coração, tem uma união imensa. Temos q ue para um pouco e pensar será que é isso que queremos para o nosso mundo.

    ResponderExcluir
  34. A globalização, como qualquer outro meio de interação, possui vantagens e desvantagens. As vantagens são nítidas: por meio da globalização permite-se usufruir do produto mais barato e serviço mais eficiente de cada país;garante maior troca de informações com o mundo todo, permitindo as culturas evoluirem; dificulta a vida dos regimes autoritários e por meio do aumento do fluxo comercial, naturalmente, gera mais riqueza. Mas assim como as vantagens, as desvantagens são também perceptivas: Cria mais desigualdade; invade culturas sem respeitar às mesmas e não funciona bem para países que não são estruturados. O Brasil mesmo, que tem um governo bem mal administrado, muitas vezes não está preparado para combater a concorrência externa. Mas de forma geral não gosto da globalização, pois o interesse ou o objetivo maior é voltado apenas para o capital, e não para as pessoas. Porém, cabe a cada sociedade defender seus interesses e se estruturar adequadamente.
    Stéfane Barbosa de Araújo n° 37 3°A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas podemos mudar isso, afinal o governo somos nós. Fazer a parte que lhe cabe já é um grande passo. Que tal??? disposta a caminhar?

      Excluir
  35. Então, vamos lá...
    Como nós poderíamos apontar a Globalização sem reconhecer que ela está presente em nossas palavras?
    A começar por este simples blog, que acessível atualmente a muitas e muitas pessoas, torna a nós e ao mundo uma verdadeira aldeia global.
    E o que nos leva a pensar como aldeia global? Apenas a integração entre tudo e todos?
    Em tese, a nossa Globalização nos remete a isso, aonde cada um, independente de sua necessidade, vai buscar X ferramentas para sua melhor acessibilidade, que de maneira geral, nos leva a buscar outras mãos-de-obra e outros lugares.
    Mas o foco realmente não é este...
    Me questiono, será que esta é a nossa Globalização? Aquela em que lhe dispõe mil e um recursos para reconhecer que estamos sendo dominados pela 'economia global', e mesmo assim, sentar-se e esperar que tudo venha a acontecer como se não entendesse o que está acontecendo?
    Claro, nós fomos tolos em abrir mão de mil e uma culturas de nosso país para nos tornarmos americanizados...
    E não digo isso por hipocrisia, afinal, como parte de uma, eu também sofro as consequências de sua influenciação...
    A nossa Globalização, aquela mesma que faz você estar lendo este texto, fez com que vários e vários povos nativos vinhessem a perder suas origens coloniais, tanto que o nosso índio já até sabe falar o Português. Haha
    Estive a ler alguns comentários, principalmente de minha turma que será aonde tenho mais acessibilidade para debater, e percebi que muitos se focaram a apontar 'o que é' a Globalização...
    Lanço a pergunta para quem ler este comentário:
    Será que a sua, a minha, e a Globalização de outra pessoa, são as mesmas?
    Deixar bem claro que não estou fazendo críticas a comentários nenhum, muito pelo contrário...
    Tenho vontade em tirar esta visão equivocada de conceituação apenas, das pessoas...
    Como vemos por aí, melhor..
    Vemos pela nossa mídia, a maneira como nós somos vistos..
    Levando para o lado metafórico, eu vejo nós como pequenos peões em enorme tabuleiro de xadrez, apenas obcecados a seguir em linha reta e ponto.
    Quem lhe propôs a seguir assim mesmo?...
    Até brinco ás vezes, entre os amigos, dizendo que acho extremamente ridículo a maneira compulsiva como a mídia nos emprega os estudos como centralização de poder..
    Conhecimento é uma sede de poder, mas para que desejar poder? Para dominar?
    Dominar a quem? Seja quem for, ambos são capazes de atingir os mesmos objetivos..
    Eu acredito que a compulsão por conhecimento vem por necessidade de exploração, e não como meio de dominação...
    Claro, há casos em que ambos acontecem, mas de uma maneira geral, é assim que vejo..
    Concluindo...somos servos do capitalismo e cegos da realidade.

    E fora deste assunto, queria parabenizar a professora pela iniciativa em querer demonstrar aos alunos a capacidade em fazer a diferença, isso é bem maneiro. Haha
    Ah, e estou bastante ansioso pelo trabalho do segundo bimestre, estou com várias ideias já a serem elaboradas, antes mesmo do trabalho, e isso servirá apenas de suporte para maiores intenções. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jonathan Yuri - 3º"A"

      Haha ainda fiquei com a impressão que havia esquecido algo.

      Excluir
    2. Esqueceu o nº.
      Também me faço essa pergunta,qual a sua globalização? qual visão tem desse mundo?
      Só gostaria que ficasse atento a palavras como necessidade, exploração, dominação. Fazem a diferença.
      Que bom que está motivado, será um prazer ver seu olhar no trabalho do 2º bimestre.

      Excluir
    3. Haha
      Então, a globalização que eu vejo é mais voltada ao aspecto individual.
      Por exemplo, eu vejo que cada um pode ter a capacidade de mudar o seu pequeno 'meio'.
      Se eu puder fazer a pequena diferença aqui, por que alguém não pode fazer a pequena diferença ali?
      E assim desencadearia uma grande mudança.
      Mas claro, isso dependeria muito da maneira pela qual as pessoas aceitariam esta ideia.
      Porque eu posso fazer mas não aceitar, assim como fazer e aceitar como uma ética para mim.
      Penso que as pessoas reconheceriam a necessidade em fazer a sua pequena diferença se houvesse fatores X que as impulsionassem a ver a realidade de maneira mais impactante.
      Como exemplo, dizer que a vida de um morador de rua é difícil e poderia ser mudada com oportunidade, mas também tem de reconhecer como é o seu dia-a-dia e perceber se ele está disposto a mudar, da mesma maneira que você esteja disposto a ajudar.
      Uma relação mútua, resumindo.
      O que mais estou ansioso no trabalho é a intervenção hahaha
      Reconhecer o potencial que EU possuo em ajudar o próximo de maneira mútua, isso será muito interessante.

      Excluir
    4. Que bom que entendeu o espírito da coisa. Faça sua parte, o que lhe cabe fazer neste mundo e deixe as coisas fluírem, se cada fizer só a sua parte, o mundo ficará bem melhor! Confesso que também estou ansiosa, receosa e esperançosa para o documentário e ação do 2º bimestre.

      Excluir
    5. Entendo.
      O que mais me deixa ansioso neste trabalho é a intervenção..
      Na verdade, já estamos trabalhando em cima dessa questão e queremos fazer algo mais dinâmico de forma que os alunos da sala e você como professora, possam interagir com a nossa intervenção. haha
      De qualquer forma, acho que você não se decepcionará com este trabalho, porque é algo que levanta muito a motivação, astral.
      E ainda em uma forma dinâmica, porque você além de abrir a oportunidade de escolhermos o tema, deixou que escolhessemos os integrantes e tudo mais. hehe
      O importante será mostrar às pessoas que o seu ponto de vista pode ser dado como ético, para muitas pessoas, e assim ajudar ao próximo. :)

      Excluir
  36. Pedro Higor 3ºF nº35
    Com o processo de globalização sendo revelada a sua essência percebo que o "ar de tranquilidade" que vivo não deveria existir, pois mesmo com revoltas e manifestações, a ganância pelo dinheiro, que virou o novo centro da humanidade, tem sido ainda mais forte.
    As economias tem se voltado a concentração de poder-processo este que aconteceia em tempos como o feudalismo, onde o lucro quase que por inteiro ia a quem não botava a mão na massa- deixando a maior parte absoluta da sociedade em total desvantagem intelectual, politica e econômica.
    Entendo que ainda que não pareça dá tempo sim de fazer mudanças radicais em todo esse sistema que faz do homem um objeto se valor. A partir do momento em que a maior parte( os pobres) passarem a dar valor a sim mesmos muita coisa terá que mudar independente do querer da elite mundial, mas é necessário que o conhecimento seja realmente passado a esta parcela para que tal mudança ocorra, etendo que usando o poder da democracia ao nosso favor as políticas de concentração vão ter que se retirar dando lugar a algo mais belo em essência, algo mais comunidade, mais povo, mais humando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que tem essa visão, assim fica mais fácil ir dando os primeiros passos para a mudança. Será um prazer ver seu trabalho no 2º bimestre.

      Excluir
  37. Rodrigo Carvalho nº33 3ºG
    A primeira coisa a reparar sobre o assunto são os diferentes pontos de vista e conceitos sobre o globalização.Há quem diga que se trata de algo negativo, por causa da fácil manipulação de massa que ocorre, ou pela exploração de território que "impede" o desenvolvimento. E como exemplo disso pode-se falar do que a professora Miriã explicou em sala, quando os E.U.A bolaram um roteiro, para que os demais países em baixo de suas asas o seguissem, e o ocorrido foi que os países que tinham tudo para crescer e se tornar uma potência tiveram seu tamanho e poder reduzido, enquanto um país como a China, que recusou seguir este "roteiro", cresce cada vez mais e hoje é maior ainda que os E.U.A.
    Mas há também quem diga que a globalização trouxe boas coisas, como a fácil comunicação e informação, o desenvolvimento de tecnologias e etc.No entanto até o próprio Milton Santos parece demonstrar a globalização um pouco puxada pro lado negativo, e isso deveria levar cada um a perguntar a si mesmo como seria sem a globalização, seria bom? seria difícil?
    A grande maioria das pessoas estão colaborando para ela de modo negativo, e isso as põe em um lugar de recusa a alguma ação que possa mudar algo ... mas cabe a nós mesmo nos perguntar se podemos fazer alguma diferença e se mobilizar por isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei de ver seu ponto de vista, enxerga os dois lados. A globalização fruto do capitalismo. Seu problema é o COMO. Acredita que temos como mudar essa forma?? disposto a ação e atitude?? Terei prazer em ver seu documentário.

      Excluir
  38. Aluno:Lucas Gabriel Nº26 3ºH

    A Globalização é um sistema socioeconômico e pólitico que possue uma dominação intelectual das menorias que obtem o poder e atraves de ideias capitalistas mantem o controle,pois as pessoas e principalmente o povo brasileiro trata essas questões de forma comodista.
    O Processo da globalização facilita a vida das pessoas por um lado,como na atualidade da era digital com processo de telecomunicação e inter-relacionamento entre os povos, fazendo parecer que um país tao distante estar proximo ha segundos ou mesmo horas,dependendo do meio de transporte e comunicação a ser utilizado traz tambem uma massificação e dominação da cultura e valores dois países e grupos dominantes do sistema capitalista e esta é a globalização em que os ricos são mais ricos e pobres mais pobres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senti falta de uma fala mais pessoal, e a clareza de que pode ser diferente.

      Excluir
  39. Ronan Castro nº33/3º D

    Analisando tais aspectos abordados no documentário e concluindo seu objetivo a parti da minha opinião, é " abrir os olhos das pessoas " levando-as assim a uma mudança social, uma melhor postura como cidadão. Creio, que mais importante que conceitos, é nossa posição como "ser humano" comum á um meio, o planeta. Devemos analisar tais conceitos com a consciência que somos humanos e antes de tudo deveríamos praticar a humanização. Lembrar do próximo, parar de ditar o que ética e começar a aplica-lá. Posso dizer isso por meio de uma experiencia pessoal, antes de levantar uma bandeira e um ideologia, seja como tal, represente-a em suas atitudes e deixem que os outro percebam, assim depois comece a "ditar" algo, e muitas das vezes, nem vai ser preciso ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E muito gratificante ouvir tais palavras, significa que amadureceu. parabéns. Postura, ação, atitude, será um prazer ver seu documentário no 2º bimestre.

      Excluir
    2. Acredito que ações e atitudes geram os movimentos. vem comigo?

      Excluir
  40. Juliana Barbosa Lins da Nobrega 3ºG Nº:19
    Concordo com o documentario, pois a globalização como vimos no vídeo não é estabelecida para todos os países de terceiro mundo. São totalmente esquecidos a unica imagem que a mídia passa de Países subdesenvolvidos é a imagem de violência . Os ricos não tao nem um pouco preocupado em ajudar os pobres vivemos em um mundo de politica onde o poder é exercido através de promessas para exercer o voto. A globalização favoreceu muito pois se não fosse esse processo não teríamos telefones modernos, internet, televisão e etc. Porém não concordo com a desigualdade social.

    ResponderExcluir
  41. Guilherme Cremonez de Carvalho- 3ºG Nº:15
    Globalização teve como objetivo inicial quebrar fronteiras gerando uma expansão capitalista realizando transações financeiras e expandir os negócios para mercados distantes e emergentes,deixando-os mais próximos.Porém o que Milton Santos procurar fazer em seu documentário é chamar nossa atenção para a globalização perversa, que é uma especie de sistema competitivo, onde acontece o aumento da pobreza,o aumento da desigualdade e outros exemplos que ele cita no documentário. A globalização perversa produz aquela sensação que andamos e não saímos do lugar devido não usarem adequadamente as possibilidades dadas pelas conquistas científicas e técnicas.Assim,com o conceito desse tipo de globalização,nos mostra que a globalização não é apenas benéfica e se for mal utilizada podera trazer grandes consequências para nossa sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas também tem o lado positivo.Que tal partirmos dai e fazermos as ações??? que tal, topa???

      Excluir
  42. Bruna Lustosa N°08 3°"G"

    Globalização não seria somente um mundo tecnológico e cheio de formas de comunicação quando a forma de comunicação mais importante está escassa. Temos que olhar em volta e perceber que o problema não está só em nós, que também está no governo e fazer algo para mudar, não adianta só ver onde está errado e continuar quieto. Todos se preocupam com os problemas do mundo, a miséria, a educação, a saúde publica e o desemprego mas não se movimentam muito para mudar a realidade. Sanar algo achando que a culpa é só sua, é fácil, mexer com um grupo onde pensamentos e objetivos são diferentes, é muito mais complicado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas não impossível. Que tal fazer a parte que lhe cabe e assim, sua atitude e ação irá gerar o movimento e fazer a diferença. Topa???/

      Excluir
  43. O processo de globalização gerou integração mundial, a distância diminuiu, mas a desigualdade e concentração de renda aumentou, o que é bastante contraditório. Em uma parte do documentário Milton Santos faz o seguinte comentário: "nunca na história da humanidade houve condições técnicas e científicas tão adequadas a construir um mundo da dignidade humana". Achei interessante visto que a interligação do mundo e os avanços da ciência e tecnologia deveriam ser direcionados para solucionar os problemas da má distribuição de recursos no planeta, da desigualdade, infelizmente isso não acontece. A desigualdade social persiste pois a sociedade está envolvida na lógica do lucro, da competição, da concorrência. Falta solidariedade e envolvimento com o desenvolvimento de projetos para ajudar quem precisa.
    Daniel Augusto N°:11 3°G

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso significa que está disposto a se envolver??Ação, atitude, é isso que espero no 2º bimestre.

      Excluir
  44. Lucas Henrique P. M. Vieira
    A Globalização é algo bom, a integração das diversas partes do mundo com seus povos e culturas trazem uma oportunidade nunca vista antes pelo homem, nós temos a oportunidade de agir e mudar o mundo, o que falta é o interesse de cada um. Milton Santos acreditava que a ação individual podia mover as pessoas, se eu puder convencer mais um apenas de utilizar bem os recursos que temos hoje(conscientiza-lo) em prol de todos, e ele convencer apenas mais um e assim por diante, teremos então um ciclo de pessoas que irão mudar o mundo.
    A Globalização hoje não é usada pelo propósito que eu acima descrevi, por causa da influencia do capitalismo "ferrenho" que se importa apenas com o lucro,e a nós cabe a tarefa de mudar essa realidade para que globalização seja para todos e por todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OPS Tinha esquecido a turma, professora 3°H

      Excluir
    2. mais uma observação --' Numero 27 só pra facilitar

      Excluir
    3. Boas falas. Já deu o primeiro passo, será um prazer ver seu documentário no 2º bimestre.

      Excluir
  45. Podemos dizer que globalização é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo, a integração mundial ocorreu em razão de dois fatores: as inovações tecnológicas e o incremento no fluxo comercial mundial. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta. Mais na pratica não é bem assim, pois a globalização não é estabelecida para todos. Vivemos no mundo de escravidão intelectual, onde somos dominados pela mídia, os meios de comunicação seleciona os fatos em que acreditam ser importante não passa uma visão geral do que ocorre no mundo. Somos alienados e acomodados? Sim, estamos acostumados a depender dos outros, para quer pensar ou fazer se tiver quem pense e faça no seu lugar. Precisamos mudar nossas atitudes mais não basta só falar, temos que praticar ações que interferem nessas mudanças, podemos começar avaliando melhor quem nós colocamos no ''poder'' para nos representar '' agir de baixo para cima'' essa é uma das soluções a seguir.
    - Regiane Gomes 3º H

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que está vendo luz no fim do túnel. ja deu um primeiro passo, será um prazer ver seu documentário no 2º bimestre.Prepare-se

      Excluir
  46. Adalberto ferreira soares júnior Nº01 turma 3ºH

    a globalização teve um papel muito importante para a nossa sociedade,porem alem de te coisa boas ,vieram juntas coisa ruim,porem as coisa bom que vieram com a globalização trouxer uma maior "liberdade" para as pessoas .Com isso ouve uma especie de quebra de groteira da nossa sociedade, e vem cada dia mais facilitando e muito a vida das pessoas.Como por exemplo as grandes inovações tecnológicas que facilita e muito a vida da sociedade.
    percebo também que a globalização e uma ferramenta muito importante ao ate mesmo essência para a construção de um mundo bem melhor.
    o documentário mostra exatamente o q vem acontecendo e o que aconteceu durante todos esses anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E...??/ Oque fazer agora??? a partir do que aconteceu podemos fazer algo muito melhor que tal? vamos nessa?/

      Excluir
  47. A globalização é uma mudança que tem dois aspectos um bom e um mau.Como pontos positivos podemos observar que a abertura a outras culturas dá-nos hipótese de adquirir novos conhecimentos, assim como novos produtos que advém da abertura de fronteiras, essa mesma abertura de fronteiras facilita a livre circulação de pessoas assim como de produtos, alguns desses produtos mais baratos que os produtos de fabrico nacional, podemos ver como exemplo o caso das lojas dos “trezentos” ou até mesmo pelas lojas chinesas, no reverso da medalha essas mesmas lojas chinesas, vem fazer concorrência ao mercado tradicional; e a livre circulação de pessoas veio facilitar o contrabando, tráfico de droga.E so vem trazer progresso e riqueza para aqueles que já são efetivamente os países mais ricos do Mundo. Contudo a Globalização veio mudar a mentalidade da grande maior parte de países no Mundo, houve uma mudança de atitudes e passou se a (pensar globalmente)ou seja as decisões são a pensar no todo e não individualmente.
    Vinícius D.S. Lima
    3ºH nº40

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o agir é individual, sua atitude e ação viram um movimento local e global. Que tal começar a agir???

      Excluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. Tanto a Música quanto o Documentário apresenta os diversos problemas acarretados com a Globalização e o sistema capitalista, desde a intensa pobreza até o poder concentrado na mão dos ricos e governante.
    É interessante, pois o foco da globalização no início era interligar o mundo, oferecer e aprender novas culturas. Não era de se imaginar que os problemas que viriam poderiam ser tão devastadores para a sociedade, ou pelo menos uma parte dela (proletariado) que apenas sustenta a vontade de um mundo sujo, corrupto e intensamente manipulador.
    O engraçado é que esses problemas são evidentes para muitas das pessoas que sofrem com ele, e mesmo assim quase nenhumas delas estão dispostas a mudar. O mundo precisa de pessoas como Milton Nascimento ou integrantes da banda Tribo de Jah que estão dispostos a sair do comodismo social atual e tentar alertar o acomodados de que uma mudança é mais do que necessária e que cada um precisa fazer sua parte a favor do planeta Terra.

    Renan da Silva Ribeiro Barbosa
    3º H Nº: 34

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mundo precisa de pessoas como você.O mundo precisa de mudanças, comece fazendo sua parte que tal???prepare-se para ação do 2º bimestre.

      Excluir
  50. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  51. Percebo que a Globalização desde muito tempo, foi um grande avanço, pois junto a ela veio as inovações tecnológicas e o crescimento do fluxo dos mercados, tudo foi ficando mais rápido, como a comunicação e o transporte, mas claro que, todos benefícios tem lá suas consequências e isso que Milton Santos tenta nos passar, materialmente podemos perceber que com esse fluxo de mercados nos fez grandes CONSUMISTAS, compramos, compramos e compramos, porém tanta coisa deixa de ter seu valor então apenas nos desfazemos desses bens, que muitas das vezes acabam virando lixo, e depois perguntamos o porque de tanta POLUIÇÃO, é muito fácil jogar a culpa nos outros, porém cada um tem que fazer sua parte. Temos que lutar pelo que é nosso pois apesar da globalização ser a fase mais avançada do capitalismo, ela não é dona de tudo, não tem o direito de nos trocar por máquinas, gerando
    uma enorme crise de DESEMPREGO, sem falar na DESIGUALDADE SOCIAL que é o principal fator negativo da globalização, onde o rico fica cada vez mais rico e o pobre cada vez mais pobre, pois quem tem chance, pensa em apenas se beneficiar, acompanhando esse ritmo tão rápido da globalização, enquanto que quem não tem oportunidade nem condição fica para trás, CADÊ OS VALORES ? A ÉTICA ? pois bem foi esquecido por tanta hipocrisia, talvez da minha parte ou da sua. Chega de tando individualismo, esse vídeo me fez refletir muito, e me mostrou verdades que estavam a todo tempo na minha frente, há sim esperança de um mundo melhor, eu sei que é complicado, difícil, mas não impossível, pequenos atos fazem toda a diferença ! GABRIELA MIRELLA 3° "H" N° 13

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns! E de gente assim que a nação precisa. Atitude, ação, atos, será um prazer ver sua voz e olhar neste documentário do 2º bimestre. prepare-se, esolha seu tema.

      Excluir
  52. A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento acirrado da concorrência. KEMILY HELLEN Nº 22 3 "H"

    ResponderExcluir
  53. PARTE 2
    Origens da Globalização e suas Características

    Muitos historiadores afirmam que este processo teve início nos séculos XV e XVI com as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas. Neste contexto histórico, o homem europeu entrou em contato com povos de outros continentes, estabelecendo relações comerciais e culturais. Porém, a globalização efetivou-se no final do século XX, logo após a queda do socialismo no leste europeu e na União Soviética. O neoliberalismo, que ganhou força na década de 1970, impulsionou o processo de globalização econômica.

    Com os mercados internos saturados, muitas empresas multinacionais buscaram conquistar novos mercados consumidores, principalmente dos países recém saídos do socialismo. A concorrência fez com que as empresas utilizassem cada vez mais recursos tecnológicos para baratear os preços e também para estabelecerem contatos comerciais e financeiros de forma rápida e eficiente. Neste contexto, entra a utilização da Internet, das redes de computadores, dos meios de comunicação via satélite etc.

    Uma outra característica importante da globalização é a busca pelo barateamento do processo produtivo pelas indústrias. Muitas delas, produzem suas mercadorias em vários países com o objetivo de reduzir os custos. Optam por países onde a mão-de-obra, a matéria-prima e a energia são mais baratas. Um tênis, por exemplo, pode ser projetado nos Estados Unidos, produzido na China, com matéria-prima do Brasil, e comercializado em diversos países do mundo. KEMILY HELLEN Nº 22 3º ''H''

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei Kemily. Tudo isso é muito bom, mas não precisa ser a custa de mão de obra escrava, exploração, desvio, manipulação. Concorda?

      Excluir
  54. Como já na própria musica fala ''no gueto não há nada de novo'' a diferença social e muito grande, uns tem demais outros tem de menos, e os que se contentam com o pouco que o governo dá e com o pouco que lhe tem, são os conhecidos ''acomodados'' os que não tem iniciativa pra mudar a sua vida por que se contenta com o pouco, o governo tampa a boca da sociedade com algumas ajudas, e nisso eles ganham o voto e o silencio das pessoas em reivindicar seus direitos.
    A Globalização faz com que a manipulação sege muito grande em redes sócias, televisão, rádio e nas poluições visuais (outdoor), e essa alienação monstra o que é certo, o que é bonito e o que todo mundo tem que ter, mas quem tem iniciativa e bom senso faz com o que você tem e o que você pode ter seja suficiente para lhe agradar.
    Bruno Gabriel n°:07 | 3° H .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da visão, mas me preocupou o final " para lhe agradar". Porque o bom senso e atitude não são de todos e para todos? todos que querem.

      Excluir
  55. Quando penso em globalização, a primeira ideia que me ocorre é a homogeneização das culturas, devido à massificação dos meios de transporte e comunicação. A globalização está acessível nos mais diversos campos da nossa rotina, mesmo que não percebemos, vai desde a roupa que vestimos a aquilo que comemos no nosso trabalho, colégio etc. Em última instância podemos dizer que a forma como pensamos, os nossos hábitos e consumos são ditados pelos processos de globalização, onde na maioria das vezes, de certo modo, é ruim, pois quem tem certo poder acaba se beneficiando daqueles que não tem.
    Como citei, a globalização uniu os povos, ou seja, não podemos fazer as coisas só pensando e nós, devemos fazer decisões onde podemos beneficiar a todos, assim poderemos mudar mundo.
    Victor Saboia da Rocha
    3°H N°: 39

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa visão. E ai preparado para decisões, ações no 2º bimestre?

      Excluir
  56. A globalização surgiu no século XX como um meio de integração, não só politicamente, mas também socialmente. Em qualquer tipo de movimento ou política, podemos facilmente classificar pontos positivos e negativos. Tanto na música da banda Tribo de Jah, quanto no vídeo de Milton Santos, os pontos negativos tem acabado com a ideia principal da globalização. A desigualdade social cresceu como nunca, e as pessoas que precisavam ser beneficias com a globalização, não sabem nem o que é isso. É fácil notar que a integração está cada vez mais difícil de se ver. A solução de Milton, é a mais fácil entre todas as outras: Ser uma mudança individual. Não é difícil encontrar pessoas que tentam passar essa mudança, se cada um de nós parássemos de pensar como as pessoas que não acreditam que o mundo possa mudar e se tornar um lugar melhor e realmente dito globalizado, e ao contrário disso, mudar e agir como o foco principal da globalização, os problemas diminuiriam, porque temos o direito de mudar, através da democracia. Temos nossos direitos que só não são exercidos porque não queremos ou não lutamos por eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nº??? que bom que entende que é possível mudar. Só não entende porque não queremos nem lutamos por algo que será bom.
      E você, quer e luta???

      Excluir
  57. Bruna Pereira Nº 4 3º H
    Dentre vários processos que tiveram grande papel no mundo na mudança do mundo a globalização foi um deles. Globalização é processo econômico e social que estabelece uma ligação entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais.
    Bom nesse documentário Milton santos fala da globalização o qual aborda seus aspectos econômicos, analisando o papel das empresas na internacionalização do capital, mas também os fluxos financeiros e suas implicações na cultura local. O geógrafo brasileiro teorizou e criticou sobre estes aspectos do mundo contemporâneo, propondo, ao final de sua vida, uma globalização solidária, baseada em outros valores que a da hegemônica. Estas ideias são tratadas em um diálogo com autores que também estudaram a globalização e suas consequências.

    ResponderExcluir
  58. Carlos Vinícius M.Ferreira Nº10 3ºH

    Com todas essas mudanças no mercado de trabalho, temos que tomar muito cuidado para não perder espaço. As mudanças estão acontecendo com muita rapidez. O cidadão para segurar o emprego ou conseguir também tem de ser manter em constante atualização, ser aberto e dinâmico. Para sobreviver nesse mundo novo, precisamos estar em sintonia com os demais países e também aprendendo coisas novas todos os dias.
    Ser especialista em determinada área, mas não ficar restrita a uma determinada função, porque ela pode ser extinta de uma hora para outra. É preciso atender a requisitor básicos, como o domínio do computador, de outros idiomas e mais do que tudo é preciso não ter preconceito em relação a essas mudanças. Não adianta lutar. As empresas querem empregador dispostos a vencer desafios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você está se preparando para esse lugar? Entende que mudar é preciso, mas também vê a mudança de atitudes sociais em relação ao próximo? Os desafios são grandes assim como deve ser a vontade de mudar em todos os aspectos.

      Excluir
  59. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  60. Izabella Felix Alves N°: 17 3° ''H''

    Com a globalização veio vários avanços principalmente tecnológicos, onde as pessoas se prendem muito a tais coisas, deixando de lado o que é realmente importante, como criar quem sabe um mundo melhor pra viver. Porém isso não é uma tarefa fácil, o prova disso é a sociedade está assim a muito tempo, por mais que se leve algum tempo nesse processo ele é necessário, poruqe as pessoas tem que se tocar e sair da zona de comodismo que po estado nos coloca sem que nós percebemos, dando benefícios como bolsa família e várias outras coisa, com isso as pessoa se acomodam e não correm atrás de seus direitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E precisamos dar o primeiro, segundo passo. Vamos sair do comodismo????

      Excluir
  61. "Globalização é a nova onda" a ideia no inicio, era a integração dos mundos, a interação dos povos. Mas a relação entre povos que se pode observar é o abismo construído por esse processo perverso entre as pessoas. A divisão do trabalho, não digo a divisão mundial, mas dentro de uma unica empresa dentro do nosso pais, onde aqueles que estão bem vestidos e sempre tiveram oportunidades estão ali com seus altos salários pouco se importando com a fome do povo la fora (não diria todos, ainda acredito na solidariedade)executivos egoístas que "querem abocanhar o globo, dividir em poucos o bolo", e ao lado de sua sala temos um outro trabalhador, que tambem é gente, mas esta sendo vitima de preconceito, recebe salários baixíssimos (o esforço deve ser reconhecido, cada um deve ter o mérito que merece, porem a distancia é grande, a falta de oportunidade é evidente. E culpo SIM a globalização (atual), onde o consumismo ocupou lugar do humanismo, em pleno sec XXI familias crescem em locais com esgoto a ceu aberto, crianças pedem dinheiro nas ruas...
    "Não há nada de novo entre a terra e o céu Nada de novo... De geração em geração" Até quando suportaremos isso, tanta desigualdade, perversidade, crueldade os próprios irmãos?!
    Milton Santos diz que podemos reverter a situação, essa condição é passageira (espero que sim), a nossa vontade de ir a luta, e recusar esse mundo como o verdadeiro, podemos mudar a globalização atual. Quero deixar claro que não sou contra o capitalismo ou globalização... encaro estes como um grande avanço da sociedade e que é benefico, mas enquanto ela não visar o bem de TODOS, ela não sera promissora (a não ser para os quem podem $).

    Loyane Fernandes n°24 3°H

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que pensa e vê assim. Será um prazer ver seu documentário. Prepare-se.

      Excluir
  62. Bem, como já disseram, globalização é um processo de integração social, econômico, cultural e político entre países, e também pessoas de todo o mundo. A globalização é originária de evoluções, principalmente, nos meios de telecomunicações e transporte, e tem como objetivo "encurtar" a distância entre pessoas de diferentes nações. A integração mundial decorrente do processo de globalização ocorreu em razão de dois fatores: as inovações tecnológicas e o incremento no fluxo comercial mundial.
    O que era pra ser benefício para o povo em geral, acaba por ser malefício, o que é condenado tanto na música do Tribo de Jah, quanto no documentário de Milton Santos. O documentário mostra o outro lado da globalização, ou seja, a sociedade de consumo, as crises, as barreiras impostas, etc.
    A globalização é uma modernização do capitalismo. Seria ótimo se a globalização promovesse realmente uma integração entre a raça humana, sem fazer distinções, sem ditar um modelo. Mas o desejo de massificação dos capitalistas, impedem o progresso social, principalmente. Os países mais necessitados, por exemplo, estão bem longe dos benefícios da globalização. Logo ela deveria ser fundamentada num bem estar social coletivo, e não apenas nos "Primeiros Mundos".

    Soyanne Clíffane 3°H / nº:36

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas também tem o outro lado, a revanche, o momento propício para as mudanças, que tal? topa??

      Excluir
  63. Uma série de acontecimentos no mundo inteiro que focam a atenção nas causas que esta sociedade capitalista centraliza, a fim de obter benefícios próprios em detrimento da desorganização do território, da apropriação de bens comuns e do uso privado de riquezas mundiais por parte de uma minoria. Apropriações indevidas que geraram tensões por tentar deter grandes bens nas mãos de pequenos grupos, enquanto se assolava o estado de miséria e a sociedade crônica para todo o resto.
    Em meio à crise financeira , ao estado de caos que se encontra, tem-se o crescimento crônico do desemprego, a fome e o desabrigo que cada vez mais se alastra. Os baixos salários, o estado de mendicância e miséria em que as pessoas são postas, crescem diretamente proporcional ao que é chamado de segundo efeito da globalização, ou globalização da perversidade, em que a pobreza é vista com naturalidade.

    Gabriela Fiorote 3ºH / Nº 12

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Humm, senti falta de uma fala mais pessoal.Espero que também tenha visto que a globalização tem outro lado. Que tal me mostrar que é possível uma mudança.?

      Excluir
  64. Globalização é um processo econômico, cultural, politico e social que integra todos os países sendo pobre ou rico. Mas ela é desigual trata os países e as classes sociais de maneira diferentes. As classes superiores utilizam as desfavorecidas para seu próprio beneficio, o que era para ser integração é na verdade exploração, a globalização é um instrumento dos capitalistas, fruto de sua ambição, para eles ela só traz mais capital e ascensão economica.
    É preciso uma nova Globalização onde seja um instrumento para o beneficio de todos, onde haja a diminuição da desigualdade, de desemprego, da miséria e exclusão social.
    A globalização não possui só aspectos negativos vale ressaltar que ela aumentou a comunicação, o planeta está mais conectado. As pessoas estão mais informadas do que acontece no mundo, e um recurso que tem influenciado isso é a internet, as pessoas podem se comunicar e assim, compartilhar suas ideias , seus pensamentos e fatos que ocorrem pelo mundo com várias outras pessoas com muito mais facilidade e eficiência.

    Brenda Tagna 3º H nº 03

    ResponderExcluir
  65. Boa visão. Vou adorar ver seu trabalho no 2º bimestre. Quero ver sua voz e olhar sobre essa nova globalização. Prepare-se.

    ResponderExcluir