sábado, 30 de março de 2013

Fórum sobre Globalização

PREZADO PARTICIPANTE,
NOSSA ATIVIDADE DESTA SEMANA, ALÉM DOS ESTUDOS em sala, SERÁ A PARTICIPAÇÃO, ATRAVÉS DE SUA INTERAÇÃO, NO FÓRUM.
FAÇA COMENTÁRIOS SUCINTOS, E COERENTES, LEVANDO EM CONTA, TAMBÉM, AS MENSAGENS DOS DEMAIS COLEGAS, POIS OS COMENTÁRIOS SERÃO AVALIADOS,valendo ponto extra no  bimestre
1º assista o documentário proposto ANOTANDO AS INFORMAÇÕES QUE VOCÊ CONSIDERAR DE MAIOR RELEVÂNCIA.
Documentário  Milton Santos Por uma outra Globalização e o videoclip da música da Tribo de Jah 
http://www.jukebo.com/tribo-de-jah/music-clip,globalizacao-o-delirio-do-dragao,5fql3.html
(Links disponíveis no blog)
2º Destaque suas implicações ao assunto abordado
3º Inclua seu comentário pessoal, elabore críticas e /ou comentários sobre o conteúdo.

LEMBRE-SE DE QUE O OBJETIVO DO FÓRUM É GERAR DISCUSSÃO, PORTANTO, NÃO SE LIMITE A POSTAR SUAS CONSIDERAÇÕES, LEIA TAMBÉM AS POSTAGENS DOS COLEGAS E DISCUTA COM ELES.

BONS ESTUDOS!!
A DATA LIMITE DE POSTAGEM DA ATIVIDADE É 12/04/2013. POSTAGENS REALIZADAS APÓS ESSA DATA NÃO SERÃO CONSIDERADAS.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Globalização Milton Santos - O mundo global visto do lado de cá.


O mundo global visto do lado de cá, documentário do cineasta brasileiro Sílvio Tendler, discute os problemas da globalização sob a perspectiva das periferias (seja o terceiro mundo, seja comunidades carentes). O filme é conduzido por uma entrevista com o geógrafo e intelectual baiano Milton Santos, gravada quatro meses antes de sua morte.
O cineasta conheceu Milton Santos em 1995, e desde então tinha planos para filmar o geógrafo. Os anos foram passando e, somente em 2001, Tendler realizou o que seria a última entrevista de Milton (que viria a morrer cinco meses depois). Baseado nesse primeiro ponto de partida o documentário procura explicar, ou até mesmo elucidar, essa tal Globalização da qual tanto ouvimos falar.
O documentário percorre algumas trilhas desses caminhos apontados por Milton, vemos movimentos na Bolívia, na França, México e chegamos ao Brasil, na periferia de Brasília. Em Ceilândia, a câmera nos mostra pessoas dispostas a mudar as manchetes dos jornais que só falam da comunidade para retratar a violência local.
Adirley Queiroz, ex-jogador de futebol, hoje cineasta, estudou os textos de Milton e procura novos caminhos para fugir do 'sistema' ou do Globaritarismo -- termo criado por Milton Santos para designar a nova ordem mundial.